SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

terça-feira, 31 de maio de 2011

FALANDO DE CIGANOS...





Falar de ciganos é falar do Oriente: Índia, Pérsia, Egito. Turquia, Armênia, Síria, Anatólia... Falar de ciganos é falar de sensibilidade, religiosidade, misticismo, magia, características orientais.
  ”Os Roma são indianos por causa de suas origens, e europeus e transnacionais, devido à sua projeção. A origem indiana dos povos ciganos, mais concretamente, no noroeste do subcontinente hindu, que inclui as regiões do Punjab e do Sindh é partilhada por quase todos os pesquisadores. Segundo o lingüista Vânia de Gila Kochanowski, no século IX o Islã invadiu a Índia e os indianos que viviam no território norte - ocidental da península hindu começaram uma grande migração para o oeste. A segunda migração foi produzida no século XIII, quando os hoje chamados ciganos, deixaram suas casas quando os exércitos mongóis chegaram e finalmente conquistaram o território. A partir de então, o êxodo dos viajantes foi contínuo.  

 O   Doutor Donald Kenrick não acredita que o caminho da Índia que trouxe ciganos para a orla do Mediterrâneo ocidental foi atravessado por um grupo uniforme da população indiana, que estava indo em direção ao oeste. Kenrick pensa que "os imigrantes indianos, vindos de diferentes tribos - Sott , Sindi -, foram para a Pérsia e lá,misturaram-se com os persas  formando um povo designado de Dom ou Rom . Então, uma grande parte dele continuou suas viagens à Europa, de modo que seus descendentes são os ciganos de hoje ". (Trecho extraído do site da UNIÓN ROMANI).
Bhumisparsha Buddha

Nenhum comentário: