SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BAJAO...OS CIGANOS DO MAR




Outro dia li sobre os Bajao ou Moken,povos nômades que vivem no extremo sul das Filipinas,Tailândia e Mianmar, que segundo  a escritora Maria Helena Farelli são chamados de os ciganos do mar.Eles vivem em casas-palafitas na orla marinha ou em barcos-casa e andam de ilha em ilha,vendendo frutos do mar.São pacíficos , alegres mas extremamente pobres.São morenos,vestem roupas muito coloridas e enfeitam-se com jóias feitas de medalhas, conchas e corais. As mulheres usam véus e turbantes e estão sempre sorridentes; apresentam traços orientais e seus cabelos longos são sedosos e negros. Habitualmente estabelecem-se em terra firme no período das monções (chuvas torrenciais que duram meses), e nessa época vivem de artesanato, do comércio e da caça. Professam um paganismo xamânico com influência indiana, supersticiosos acreditam em espíritos do mal, são feiticeiros, adoram Kali e a Lua.
Gostam muito de cantar e em suas cantigas há resquícios do Romani, segundo o pesquisador J.Peterlongo, escritor cigano.
Esses ciganos do mar viajam de ilha em ilha sem se fixar em nenhuma; até porque não gostam de lutas nem discussão por posse de terras. Já sofreram discriminação em certos momentos de sua história e foram expulsos. Atualmente alguns já se sedentarizaram. São gentis e amáveis com todos. Em vez de carroças usam barcos, os “lipas” e guiam-se por um calendário lunar, pois as fases da Lua é que determinam as marés.As crianças antes de saber andar aprendem a nadar.Em vez de estradas de terra percorrem as estradas líquidas do mar...


( EXTRAÍDO :DO MEU ARTIGO / Revista JANELLÁ)


2 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Fantástico. Mais uma vez Parabéns.

5 bjs

zerafim - contos de um anjo disse...

A uns 10 anos estive na Indonésia e Malásia. Tempos difíceis e ainda acho que são por lá. Eis um povo bonito e sereno, sempre sorrindo. Bajjim - alguns eram chamados assim, pois acreditavam nos deuses do mar.
Uma bela cultura. Não estamos sós, somos muitos e diversos, nessas horas não compreendo a prepotencia de alguns em citar que um é mais ou menos.
Obrigada por me fazer disso Kalim, seu sangre é nobre, que sejas bendita em nome de Ikana Sara.

rromí zerafim