SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

OS DESCONHECIDOS CIGANOS YENISHES...




Yeniches



Yeniches empobrecidos na Suíça, 1890
Yeniches, ieniches ou viajantes alemães são a terceira maior etnia nômade da Europa. Vivem, em sua maioria, na Bélgica,AlemanhaÁustria,Países BaixosSuíça e partes da França. São um dos povos mais esparsamente distribuídos na Europa Ocidental, embora estejam vagamente concentrados na Renânia, e são caracterizadamente urbanos.

História

Quase nada se sabe sobre as origens da etnia yeniche. Há uma teoria de que seriam herdeiros de pessoas que perderam as terras por conseqüência das leis da Liga Hanseática Os yeniches afirmam ser descendentes dos celtas.

Cultura

Yeniches registrados em gravura doséculo XV


Língua 

Os yeniches falam seu próprio idioma, também chamado yeniche. É uma língua mista, com influência de romaniiídiche,rotwelsch e diversos dialetos de alemão

Perseguição suíça

Como ocorreu com diversas etnias nômades da Europa, como os judeus e romanis, os yeniches sofreram perseguição, especialmente na Suíça.
A sanha da Suíça contra os yenishes (assim chamam os ciganos no país de Heidi) foi mais discreta. Durante cerca de meio século (desde 1926), com a ajuda da polícia e do clero, a Obra de Assistência às Crianças da Estrada, da muito respeitável Fundação Pró-Juventude, arrancou a mais de 600 crianças ciganas de suas famílias.
Até 1970, o governo suíço tinha uma política semi-oficial de sistematicamente declarar pais yeniches como deficientes mentais, de modo a tomar seus filhos e dá-los à adoção por famílias suíças "normais" Esse programa, cujo propósito era eliminar a cultura yeniche, era chamado "Kinder der Landstrasse" (Crianças das estradas do país). Cerca de quinhentos e noventa crianças foram retiradas de seus pais e internadas em orfanatosmanicômios e até mesmo prisões.


O doutor Alfred Siegfried (1890-1972), diretor e fundador da obra, foi um psicopata ferozmente decidido a vencer o mal do nomadismo. Num informe sobre suas atividades (1964), Siegfred afirmou que "...o nomadismo, como algumas doenças perigosas, é transmitido principalmente pelas mulheres... todos os ciganos são maus, mentem, roubam...".

O financiamento oficial se manteve até 1967, e em 1973 a obra se dissolveu. Mas, de acordo com uma lei de 1987, tudo que é relativo a seus experimentos médicos com crianças ciganas poderá ser revisado dentro de... cem anos. Em 1996, a Confederação Helvética reconheceu sua responsabilidade moral, política e financeira a respeito da Pró-Juventude, encarregada de proteger as crianças ameaçadas de abandono e vagabundagem.
Atualmente, vivem na Suíça cerca de trinta e cinco mil jeniches, especialmente concentrados à região de Graubünden. Apenas cinco mil deles ainda mantêm seu estilo de vida nômade tradicional.

(WIKIPÉDIA)
PAISAGENS DA SUÍÇA
IMAGENS DO GOOGLE.

Um comentário:

www.amsk.org.br disse...

Que matéria línda Cezarina. Parabéns.
5 bjs